Área e Linhas de Pesquisas

O PPGMQ-MG possui uma área de concentração denominada Química, envolvendo todas as sub-áreas da Química.


Linhas de Pesquisas:

Química Inorgânica Preparativa

Esta linha de pesquisa envolverá a síntese e a caracterização de novos compostos inorgânicos com propriedades de interesse para a sociedade como, por exemplo, propriedades farmacológicas e catalíticas. Será feito também o estudo da interação de complexos metálicos com biomoléculas. Na caracterização destas novas espécies químicas inorgânicas serão utilizadas técnicas espectroscópicas de infravermelho e UV-Visível, bem como técnicas de RMN multinuclear, análise elementar (C,H,N), análise térmica, difratometria de Raios X de monocristal e pelo método do pó.


Catálise e Caracterização de Materiais

Esta linha de pesquisa envolve o desenvolvimento e caracterização de materiais ou substâncias e o estudo de suas propriedades catalíticas em diferentes processos homogêneos ou heterogêneos.


 Eletroquímica e Eletrocatálise

Esta linha de pesquisa envolve diferentes metodologias empregadas no desenvolvimento, preparação e caracterização de eletrodos, sensores e biossensores com intuito de estudar os processos eletroquímicos, mecanismos de transferência de carga, eletrocatálise e fenômenos de adsorção, que ocorrem na interface eletrodo/solução.


Espectroscopia Molecular


Esta linha de pesquisa envolve a aplicação das técnicas de espectroscopias eletrônica (ultravioleta-visível) e vibracional (infravermelho, Raman e Raman ressonante) e também cálculos quânticos para uma melhor compreensão das estruturas de compostos orgânicos e inorgânicos em geral.


Ciência dos Materiais

A presente linha agrega pesquisas focadas no Desenvolvimento, Caracterização e Aplicações de Materiais. Estudo de síntese e caracterização de materiais funcionalizados, caracterização geométrica da superfície investigada por diferetes técnicas, tais como espalhamento de Raios X de baixo ângulo (SAXS), medidas de área superficial e técnicas de microscopia eletrônica. Efetua-se também a determinação de estruturas cristalinas e moleculares, de compostos orgânicos e inorgânicos, por difração de Raios X.


Físico-Química de Sólidos e Interfaces

Esta linha de pesquisa envolve o estudo decompostos no estado sólido, tanto em seu volume como sua superfície bem como a interface molécula-sólido. Os principais focos são os catalisadores, os suportes para catalisadores, etc.


Desenvolvimento e Aplicação de Métodos Analíticos

Essa linha de pesquisa visa desenvolver e aplicar diversas técnicas analíticas (espectroscópicas, espectroanalíticas, cromatográficas, análises em fluxo, etc) para a determinação de espécies inorgânicas e orgânicas, além de empregar estudos bioanalíticos visando à separação e quantificação de biomoléculas (proteínas, enzimas, aminoácidos); metais; metalóides e metalobiomoléculas. Os estudos serão voltados à análise de amostras de interesse ambiental, farmacêutico, alimentício, biotecnológico e clínico empregando-se diferentes estratégias como: concentração, limpeza, calibração multivariada, sistema mecanizado, técnicas hifenizadas, entre outras, para a obtenção de métodos mais rápidos, robustos, econômicos, sustentáveis e/ou eficientes.


Química Ambiental

Essa linha de pesquisa envolve o desenvolvimento de métodos ou materiais aplicados a Química Ambiental. Dentre essas, a utilização de resíduos agroindustriais na preparação de materiais, preparação de catalisadores para aplicações ambientais, tratamento de resíduos, dinâmica de pesticidas e metais pesados em solos e plantas, biocombustíveis, desenvolvimento de técnicas analíticas para a avaliação de espécies químicas de interesse.


Síntese Orgânica

Esta linha de pesquisa envolve diferentes metodologias no desenvolvimento de trabalhos em síntese de substâncias orgânicas, principalmente aquelas com potencial atividade antiparasitária, antiviral, antibacteriana e antineoplásica.


Determinação Estrutural de Sólidos Cristalinos e Amorfos


Essa linha de pesquisa envolve o uso de técnicas de difração e absorção de Raios X, espectroscópicas e de análise térmica. Aplicação no estudo de estrutura de curto e de longo alcance em materiais cristalinos e amorfos com propriedades elétricas, catalíticas e magnéticas. Nessa linha, ênfase também será dada à utilização e desenvolvimento de técnicas de engenharia de cristais para a obtenção de monocristais adequados para estudos cristalográficos e espectroscópicos, à química supramolecular e ao estudo do polimorfismo em cristais moleculares.


Química Teórica e Computacional

Essa linha de pesquisa envolve a aplicação de métodos teóricos e computacionais, envolvendo mecânica quântica, métodos semi-empíricos, mecânica molecular e metodologias híbridas para a avaliação estrutural de moléculas nas fases gasosa ou condensada (sólidos e líquidos). Preconiza a estimativa/predição de propriedades físico-química das mais diversas entre elas: ópticas, elétricas/eletrônicas e magnéticas de diferentes materiais, entre eles: materiais semicondutores, polímeros, fármacos e materiais nanoestruturados e outros sistemas de interesse.


Química de Produtos Naturais

Essa linha de pesquisa envolve o estudo químico-biológico de produtos naturais através da purificação, utilizando sistemas de extração e cromatográficos, e identificação estrutural por meio de técnicas espectroscópicas de ressonância magnética nuclear, no infravermelho, no ultravioleta/visível, espectrometria de massas, além da avaliação da atividade biológica de substâncias puras e extratos e o estudo de relação estrutura-atividade. Almeja-se igualmente a preparação de derivados de produtos naturais.


Química Medicinal

Essa linha de pesquisa enfoca a síntese e avaliação farmacológica e bioquímica de novos compostos bioativos como analgésicos, antiinflamatórios, antibacterianos, antiparasitarios, antivirais, etc. potencialmente úteis no tratamento de diferentes doenças, planejados por técnicas de hibridação molecular, docking molecular, modificação racional de protótipos naturais ou sintéticos ativos conhecidos e otimização de novas moléculas líderes, buscando novos candidatos a fármacos ativos, seletivos e que representem inovação terapêutica.


Eletroanalítica e Desenvolvimento de Sensores

A presente linha de pesquisa fundamenta-se na interação e correlação do desenvolvimento de materiais visando o desenvolvimento de sensores/bio-sensores, fundamentando-se em eletrocatálise e concentração de espécies de interesse explorando a miniaturização e automação.


Físico-Química de Macromoléculas e Colóides

Essa linha de pesquisa envolve o estudo físico-químico de macromoléculas, tais como equilíbrio, cinética e termodinâmica biológica, estabilidade e mudança conformacional em macromoléculas; cinética e estabilidade conformacional de enzimas chave em processos celulares e estresse oxidativo; equilíbrio de ligação e estabilidade termodinâmica de proteínas; análise conformacional de oligo e polissacarídios isolados de extratos vegetais, probióticos e prebióticos. Avaliação de parâmetros associados e macromoléculas e colóides.


Endereço

CAMPUS VIÇOSA
​Av. P.H. Rolfs s/n
Departamento de Química
Universidade Federal de Viçosa
Viçosa – MG – Brazil, CEP: 36570-900
Secretário: Jorge César de Arruda
Prédio do DEQ
Jorgecesar.arruda@gmail.com
Tel.: + 55 31 3612-6604

CAMPUS RIO PARANAÍBA
Rodovia MG-230 – Km 8
Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas – IEP
Universidade Federal de Viçosa
Rio Paranaíba – MG – Brazil, CEP: 38810-000
Caixa Postal 22
Secretário: Anderson Luiz Moreira de Oliveira
Sala BBT 101
sec.posquimica@ufv.br
Tel.: +55 34 3855-9391

CAMPUS FLORESTAL
Rodovia LMG, 818 km 6
Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas
Universidade Federal de Viçosa
Florestal – MG – Brazil, CEP: 35690-000
Secretário: João Marcos Diniz Viana
Prédio Principal
joaomarcos.viana@ufv.br
Tel.: +55 31 3536-3350

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados